Sobre o complexo 2-D
04.11.09, às 16:30, em Mundo Otaku
Reconhece isso: =], então você possui esse complexo.

Uma das coisas que talvez mais gere repugnância aversão aos otakus deve ser o fato de nos estimularmos com os nossos sexys queridos personagens. Digo talvez, pois não faço idéia do que esse povo pensa quando estou apreciando a arte alheia, ao menos as expressões de meu colega de trabalho pagodeiro, não são das melhores.

Vou tomar emprestada a explicação de meu amigo Madarame, direto do Genshiken. A imagem abaixo é familiar para você?

E essa aqui?

Reconheceu ambas? Especialmente a segunda?
Mesmo símbolos tão primitivos parecem-se com algo usando a imaginação humana. Você pode dizer que isso é uma função do cérebro humano. Você pode compreender isto olhado os desenhos das cavernas feitos nas eras passadas.
Os homens antigos viram no interior da caverna os animais correndo pelas vastas planícies!
Obrigado Madarame-sam.
Bom, continuando, sendo assim o complexo 2-D existe em qualquer pessoa, porém é mais agravado naqueles que já possuem uma facilidade de humanizar os desenhos, ou seja, em inocentes crianças de 5 a 8 anos que assistem Jackie Chan e nos marmanjos viciados tarados em animes.
Então, você realmente acredita que aquele seu amigo pagodeiro não acharia essas imagens sexy?

Ahh Rukia…

Ééée na parede lá de casa…
Claro que sim, não há como escapar da humanização que seu cérebro faz, porém, óbvio que o mala irá negar, afinal, ele deve manter sua postura de “não curto desenho animado bobo, já sou grandinho, vou requebrar que ganho mais”.
Também tenho um motivo mais nobre para manter oculta guardada minha preciosa pasta de imagens bacanas, heh, e continuar ampliando minha coleção, eu as considero verdadeiras obras de arte, sério, são desenhos com um ótimo traço e muito bem coloridas.

Ótimos traços, não?

A harmonia entre as cores é surpreendente!
Não há nada de errado em se sentir excitado por essas imagens, não importa se é uma foto da mulher melancia ou aquela tsundere em um momento mais… relaxante, tudo não passa de um 2-D humanizado pelo seu cérebro, tornando-se real. /Morpheus
E meninas também possuem seu espaço garantido, sério, não tem para onde ir, se você pensa, então você estará fadado a humanizar qualquer coisa que possua um mínimo traço humanóide.

E se essa coisa for sexy então…

Comente! | Trackback | Assine o Feed dos comentários
bom artigo a maioria das pessoas é mala (eu)
e nao entende que esse tipo de sentimento é comun
ididitforthelulz!
04/11/09 | 22:03 |
#
\o/
concordo com tudo que tu disse ai rapa!
c0n3
04/11/09 | 23:57 |
#
Show, gostei muito do post. Tambem faço parte do complexo 2D, tanto quanto á sensualidade como tambem a qualidade das imagens.
05/11/09 | 11:33 |
#
Ótimo post, mto bem justificado e 100% verdd, nem adianta tentar negar pq não convence XD.
PS: alguma chance de compartilhar a fantástica coleção de “imagens bacanas”? rsrsrs =D
Joseph_Dr
05/11/09 | 14:13 |
#
@Joseph_Dr
Minha pasta tem um pouco mais de 560MB, não tenho onde hospedar algo assim…
…Mas você pode conseguir algumas imagens bacanas no 4chan…
Lex
05/11/09 | 17:51 |
#
Na maioria das vezes, 3D é pigdisgusting. Faz todo sentido buscar refúgio em 2D, ainda mais vivendo no meio de asiáticas gordinhas e de dentes estragados.
05/11/09 | 20:46 |
#
Como você disse, não há nada de errado em sentir excitação por imagens sexys de personagens de anime (e isso vale tanto para fãs do sexo masculino quanto para fãs do sexo feminino). É verdade que tem gente que gosta, mas não admite abertamente. Principalmente num país como o nosso, que está cheio de hipócritas e moralistas/fundamentalistas religiosos a la Taleban, ainda imersos em mentalidade medieval inquisicionista. E olha que já estamos no século 21, maas para eles isso não faz a menor diferença.
A propósito, poderia ter mencionado as pinturas de temática sexual encontrados em algumas cavernas que foram habitadas por homens pré-históricos, as pinturas de nu artístico ou eróticas que se tornaram obras de arte expostas em museus na Europa, as gravuras japonesas Ukyo-ê e Shunga (que antecederam o gênero hentai), os quadrinhos eróticos europeus (principalmente os franceses e italianos: basta ver os quadrinhos do francês Guido Crepax e do italiano Milo Manara, por exemplo) os quadrinhos undergrounds americanos de Robert Crumb (Fritz the Cat é um caso emblemático). E, é claro, os quadrinhos eróticos brasileiros do legendário Carlos Zéfiro e os mangás hentais nacionais.
Será que alguém que sente excitação ao ver os nus artísticos pintados pelos mestres da pintura, as gravuras japonesas de séculos atrás de temática sexual, os quadrinhos europeus, americanos, brasileiros, etc. pode ser chamado de “tarado”? Não creio. Afinal de contas, são apenas imagens bidimensionais (2D). Discriminhar quem gosta dessas imagens ou criar escândalo só por causa delas só demonstra o grau de ignorância e obscurantismo de quem age assim.
Nekomimi
05/11/09 | 20:46 |
#
Gostei do artigo, porém acho que sua pasta está mais aberta para a arte feminina. Eu particularmente curto as duas… Tantos os masculinos como também os femininos. Isso porque, adoro ver minhas personagens favoritas retradas de formas não usuais (isso pq vc sabe que eu humanizo mesmo os personagens). Até porque, acho que concordarão comigo, os corpos femininos são muito mais bonitos de serem retrados como arte, não sei se é uma forma cultural ocidental de ver as coisas, mas acho isso. Porém a ultima imagem que você colocou é realmente excitante e sexy capaz de deslumbrar até as mais inocentes…
Liara
05/11/09 | 23:56 |
#
@Nekomimi, agradeço o excelente complemento que você deu ao post, de onde veio todo esse conhecimento?
@Liara, meu amor, você tocou em um importante ponto que me passou batido, ver uma personagem que gostamos, bem retratada, de uma forma não usual é realmente gratificante. E compartilho totalmente da sua opinião sobre os corpos femininos… =*
Lex
06/11/09 | 0:52 |
#
Foda cara, eu estava lendo algo parecido na Galileu ou na Super do mês passado ou desse mês (eu bebo, não lembro desses detalhes)falando que a imaginação humana tem a tendência de humanizar muito mais do que os traços que você disse, tem a humanização de objetos por exemplo, pessoas que acabam xingando TV, carro etc. é da natureza evolutiva cara. Achei bem interessante o artigo.
07/11/09 | 17:51 |
#
Acredito, como disse Nakomimi, que não exista problema em humanizar os traços 2-D, lançando mão de uma ferramente do cerebro humano para se recordar daquilo o que acredita ser belo e excitando, afinal o ambto sexual da mente humano é uma porta sem fronteiras que abriga todo o tipo de fantasias e os artistas apenas expressam graficamente esse desejo.
Desde das cavernas, passando por Picasso e chegando no Milo Manara ou nos hentais, a mídia erótica é a mais lucrativa do planeta, bilhões de dolares são gerados vendendo sexo, independe da sua forma.
E isso parte da capacidade humana de ser movida pelo sexo, não somente os homens, mas as mulheres também (sim meninas, nossa cabecinha debaixo é menor, mas nós também pensamos com ela). Portanto, é hipocresia de qualquer um criticar uma pessoa que curta um hentai (a menos que envolva tentaculos estuprando e explodindo meninas de 11 anos, mas suponho que manter esse desejo reprimido nos quadrinhos seja melhor que estuprar e explodir faticamente menininhas de 11 anos), afinal é o mesmo tipo de processo mental que estimula uma pessoa que vê um filme porno, ou as pernas de uma mulher bonita andando de mini saia. É apenas a expressão do desejo mais básico do ser humano.
Cá
08/11/09 | 21:11 |
#
A é, só faltou dizer que os artistas hentais poderiam variar na expressão facial, mulheres gostam de sexo também, não só sentem dor.
Cá
08/11/09 | 21:12 |
#
Pois eh pessoal me desculpem mas vc’s falam isso por q naum viram a kra de maniaco do parque q meu colega de trabalho “quero deixar bem claro q naum eh esse ai q escreveu este post”(eh outro maníaco) fica olhando essas bonequinhas de olhos grandes e com traços distantes de reais na grande maioria delas (por favor vejam boris vallejo), e olhe q eu tbem ADORO mangás e animes, acho isso meio engraçado desenho eh desenho e como todo conhecedor de traços artísticos sabe q o manga em 90% dos seus estilos eh brutalmente distante da realidade !!! Abraços !!!
Tampiko-sam
09/11/09 | 10:33 |
#
@Olaf,
Existe um nome para essa capacidade mental, desde o dia que escrevi o texto que estou procurando por ele. Até os programas de reconhecimento facial sofrem com isso!
@Cá,
Ótimo comentário, mas a expressão facial de dor misturado com prazer que vocês fazem é uma das melhores…
@Tampiko-bou
Até concordo que o tipo de traço que você citou seja mais real, mas nós já estamos acostumados com esses belos olhos grandes, que aliás, é mais bonito do que a realidade mostrada pelo Vallejo.
Lex
09/11/09 | 17:23 |
#
@Lex, meu conhecimento vem da leitura de livros, revistas, jornais, etc. No caso de jornais e revistas semanais, nas matérias que tratam de quadrinhos, animações e outras formas de arte gráfica (incluindo pinturas e gravuras. Na internet, existem também sites com conteúdo semelhante.
@Cá, você me fez lembrar de uma coisa que esqueci de colocar no meu texto acima: o desejo sexual ou erótico representado pelos quadrinhos, animações, ilustrações e até por games e jogos de computador, é algo que se limita ao terreno da fantasia, da imaginação (como você disse, é preferível manter o desejo restrito aos quadrinhos e outras representações gráficas já citadas do que sair por aí fazendo no mundo real estuprando e molestando sexualmente pessoas de carne e osso de qualquer idade, não é mesmo?). Existem vários tipos de fantasia sexual, desde a nudez e poses eróticas, passando pelo sexo explícito, até os fetiches sexuais (seja por partes do corpo, roupas/acessórios, até os mais bizarros e incomuns. Para os fãs de ambos os sexos, existem quadrinhos, animações, etc. com todo tipo de temática e fantasia sexuais para agradar a todos os gostos. Pode-se discordar do gosto sexual alheio, mas desde que este gosto esteja restrito ao terreno da ficção (como o exemplo que você citou), então não há problema.
Obrigado por ter me lembrado disso.
Nekomimi
09/11/09 | 21:00 |
#
@Lex, quase ia me esquecendo…
Sobre o que você postou do comentário do Tampiko-bou/Tampiko-sam, posso dizer com toda certeza que aqueles olhos grandes e outros detalhes corporais encontrados nas personagens de quadrinhos e animações japonesas são as características que as tornam tão desejadas. A beleza perfeita só é possível no universo da ficção, ao contrário do mundo real. As personagens das ilustrações acima são uma amostra clara disso. É claro que o conceito de beleza varia de pessoa para pessoa, mas para uma parcela delas (e os fãs se encaixam nela), as imagens postadas são excitantes, deleitantes, extasiantes até. Existem outras ilustrações desse tipo, que são também verdadeiras obras de arte gráfica. Basta olhá-las calmamente, sem preconceitos, moralismos ou hipocrisias. E admirar a beleza estética representada por elas, sem se importar se elas são reais ou não. assim como as pessoas admiram quadros, gravuras, e outras representações de arte já consagradas pelas pessoas em geral.
Nekomimi
09/11/09 | 21:32 |
#
Volto aqui só para dizer uma coisa:
Kama sutra.
um livro de MUITAS páginas (não sei quantas, nunca vi) apenas de posições para serem feitas durante a prática do sexo?
Isso é o master da arte 2D junto a realidade.
c0n3'
10/11/09 | 12:16 |
#
Nossa! Quantos bons argumentos pra eu substituir meu sorriso como reposta, e a pergunta: “gostou?”, quando alguém acha minha coleção de 2D e vem me perguntar, “o que era aquilo”, com um sorriso malicioso de canto de boca.
Discordo em parte com o argumento da/o De Paula. Ah, eu gosto de gordinhas com dentes estragados ou não, pq cada pessoa tem seu charme, cheiro, voz, aquela coisa toda que sabemos da vida real. Nossa coleção de 2D nao é refúgio, é só algo que apreciamos quando estamos no NOSSO momento, eu comigo mesmo, sabe? Tem gente que leva o jornal pro banheiro, eu sou aquele que separa pasta por pasta, classificando minhas imagens preferidas e… olhando ^^
Sabe neh?
Panetone
13/11/09 | 2:30 |
#
A segunda imagem (a garota de cabelo roxo) acho que é a melhor das mostradas aqui.
O nível de expressividade, sedução e realismo é fantástico.
Ser capaz de desenhar algo assim deve ser realmente complicado, mas fica realmente bonito, vale a pena se esforçar pra passar os sentimentos à um desenho.
Viva o complexo 2-D !!!
Iruy
14/11/09 | 20:21 |
#
Acredito q não seja algo mal mesmo, geralmente a fantasia supera a realidade, assim como podemos afirmar q o 2d é superior! porém há alguns casos meio q exagerados não? como otakus querendo casar com suas personagens favoritas e coisas do gênero…
não sei se vcs conhecem o site sankaku complex, lá sempre tem noticias relacionadas ao mundo do anime, mangá e games… assim como o mundo 2d, acho q um site assim é possivel divulgar, ele não é meu nem nada mas acho q adciona algo ao conteudo do assunto: http://www.sankakucomplex.com/ outro muito bom pra quem gosta dessas imagens mais ero e coisas afins assim como obras mais artísticas, tem o danbooru, porém danbooru precisa de registro, mas só de colocar um login e senha vc já se registra, ultra simples de fazer, http://danbooru.donmai.us/
gente desculpa se adcionei muita coisa ou se não poderia fazer oq fiz, mas é pra vcs terem acesso a essas maravilhosas imagens q sempre veem por ai.
outra coisa legal q até citaram aki, aquela menina de cabelo roxo é a sakuya do touhou maravilhosamente desenhada por geister, outra q reconheci e a ultima, a infermeira futurista, desenhada pelo grande range murata, a arte dos dois é inconfundivel, outros q devem ser lembrados mas não apareceram aki são alien1452 e tsukasa jun, podem pesquisar no sankaku e no danbooru, sankaku tbm tem channel (imageboard) apenas lembrem-se de não separar as palavras com espaço e sim com underline tipo tsukasa jun ficaria tsukasa_jun, fazendo isso iram achar oq procuram!
espero ter ajudado a todos, e boa sorte
Alucard
21/11/09 | 16:25 |
#
Nekomimi para integrante do sake com sal !
ta certo que ele/ela nao parece ter o mesmo senso de humor, mas ter alguem com conhecimento exato e sucinto (aaaah nao sei como se escreve.. FODASE) kaopsdksapodkpoadk
mas ta ae essa e minha opiniao :*
Henrique
08/12/09 | 14:10 |
#
Senhores, para mais informações sobre essa técnica que nosso cérebro executa, peço que pesquisem por “Pareidolia”, é bem interessante.
Lex
10/12/09 | 11:20 |
#
Comente!