Diferenciando HQs e Mangás.
05.12.07, às 9:26, em Mundo Otaku
Porque garanto que você não sabe.
Eu fiquei em puta dúvida sobre qual título por, se seria esse ou ”Padrões” , mas no final tanto faz, vocês vão entender do mesmo jeito.
Então, estreando finalmente a coluna sobre Hqs e Mangás.
Entenda a concepção de ”história em quadrinhos” da maneira que preferir. Na verdade qualquer coisa que tenha páginas, quadros, desenhos e balões com falas pode ser considerada uma HQ. Sim, fique feliz: de certa forma sua coleção da turma da Mônica pode ser uma HQ.
A diferença entre um mangá e um HQ, á primeira vista, é o formato. Um mangá tem mais páginas que um hq, mas o hq geralmente é todo coloridinho com péssimos desenhos. Não que a ARTE do desenho em si seja ruim, na verdade eu acho mal animado. Tem hqs que eles não souberam colocar uns ”efeitos de movimento” bons.
Mangá SEMPRE é preto e branco e lido de trás para frente, tirando algumas vertentes coreanas ou chinesas (um dos dois, ou nenhum se você for muito metido a troo dos mangás) que são lidos da maneira normal, mas ainda assim não é colorido.
Mas o fundamental em ambos ta lá, uma história com personagens que se desenvolve através das páginas com quadrinhos e com falas (que provavelmente você não lê. Responda rápido: Qual a fala do oitavo quadro da página 10 do volume 35 de Spawn?).
Viadices da Marvel
á primeira vista é isso. Aliás, deve ser apenas isso que a maioria das pessoas usam para diferenciar um do outro.
Eu prefiro citar outra diferença que acho importante: A história e a maneira que ela é contada.
Exatamente isso, o padrão de história de um hq americano OBVIAMENTE é diferente do padrão japonês de mangás.
Veja assim, na maioria dos casos de um hq, a história gira em torno de um herói mutante/alienígena/cientista inteligente/mutação genética. Tá duvidando? Pensa no maior número de hqs que você conseguir, garanto que a maioria vai estar dentro desse padrão.
Exemplos clássicos são X-Men, Super Homem, Batman, Lanterna Verde, Lobo, ou QUALQUER outro.
O transcorrer da história varia pouco também, sempre é uma pessoa boa (nessa caso, o Lobo cai fora) que por algum motivo de vingança ou senso de justiça resolve combater o crime com seus poderes ou dinheiro (Já que o Bátima não tem poder algum). E SEMPRE tem um vilão que se destaca entre todos, o anti-herói ou antagonista, como você preferir. O Homem Aranha tem o Venom, o Super Homem tem o Lex Lutor, e o Bátima o Curinga.
Isso me leva ao outro ponto, pelo menos dois a cada três desses vilões tem o objetivo de dominar o mundo e são sempre atrapalhados pelo herói. Geralmente no último momento quando seu plano TRIUNFAL seria realizado.
X-men, por ser mais abrangente, teve uma história mais bem pensada nesse ponto. Mas ainda assim tem o vilaozão anti-herói (Não vou citar, confio que vocês saibam).
Na maioria das vezes é isso mesmo, uma pessoa que protege o mundo com uma cueca por cima da calça e uma capa esvoaçante baitola. Ah, e eu não preciso contar que SEMPRE tem uma identidade secreta, certo?
Isso basicamente é o padrão ”Marvel/DC Comics”. Já que existem outras editoras que costumam fazer coisas diferentes. Como a Vertigo com Sandman. Ou as outras editoras que eu não sei quais são, que lançam HellBlazer, Preacher, entre outras.
E claro, os desenhistas famosos como Frank Miller e Alan Moore.

Pulando agora para os mangás. Creio que não tenha muito o que ser citado aqui, já que cada autor CRIA um mundo próprio para a história do seu mangá. Altera tudo que já possa ter sido feito em algum outro mangá. Um exemplo bom seria Bleach e Death Note. Enquanto um refere-se aos Shinigamis como seres bons que se encarregam de levar as almas para o outro mundo, outro já cita os Shinigamis como uns putos que saem por ai matando todo mundo para permanecerem vivos.
MAS, tudo tem um porem, boa parte dos mangás ‘’shonen” seguem o ”padrão shonen jump” de história. Trocando em miúdos porque vocês são burros. Essas histórias geralmente se focam em coisas como amizade, vitória e perseverança.
Pode perceber, os heróizinhos sempre ganham no final, se orgulham de ter amigos e perseveram para conseguir o que querem.
Claro, existem também os mangás que não sequem esse padrão, mas não estou aqui para falar disso.
Outra coisa que eu prefiro nos mangás , é o fato de como eu já disse, cada um ser um universo independente. Picas, eu acho um SACO o fato da Marvel tocar todos os personagens em um único mundo, deixando uns buracões medonhos nas histórias.
Mas não fique pensando que pelo fato de existir um ”padrão sucesso”, todos os mangás e hqs sequem isso. Existem hqs ótimos com história inovadora. Assim como os que seguem o padrão e se destacam. Watchmen apesar de ser meio padrão em uns aspectos é maravilhoso em outros. Assim como Trigun também é padrão shonen jump mas se mostra muito mais interessante conforme a história se desenvolve.
Outro fato a ser falado é a diferença entre hq e ”Graphic Novel”.
Pronto, já ocupei seu tempo demais. Pode voltar a ler Turma da Mônica.

Comente! | Trackback | Assine o Feed dos comentários
mangas… mangás… bom trocadilho, ahuiashuias. óbvio, porém eu não tinha entendido de primeira (y).
o que eu gosto mais de mangá que em hq é o herói levando porrada. por exemplo, é bem raro você ver um herói… erm… “fodão” da marvel tomando no cu solenemente, levando porrada prá valer MESMO. agora pega um mangá batido, tipo yu yu hakusho. vê o tanto de porrada que o yusuke urameshi leva antes de vencer o… o… o vilão lá.
é mais real. mangá ROX! \o/
bel
05/12/07 | 10:58 |
#
Berserk é o cara! Um puta brutamontes fodástico que bate em tudo quanto é tipo de aberração, e isso depois de perder um braço e um olho! Hehe. Isso é que é mangá!
Daniel
05/12/07 | 14:36 |
#
Mangá e que e bão!
joao
05/12/07 | 15:23 |
#
Como dito, eu prefiro mangas pela diversidade.
Temos desde berserk, como o Daniel falou, que é pura porrada até Evangelion, que é uma coisa totalmente diferente! No Japão se tem até series de mangas que falam sobre cotidiano, sem sair da realidade, botando coisas absurdas, como alguem rachar uma montanha ao meio.
Mas uma coisa que me encnata, e eu nunca negarei, que me encanta no Hp’s são as capas! Falem oque quiserem, cada capa de hq mais linda que a outra! É de se tirar o chapéu.
Friederichs
05/12/07 | 20:41 |
#
Não concordo.
Desculpe, mas a pesquisa que foi feita para escrever o texto acima foi absurdamente mal-feita.
Veja bem, você fez questão de pegar dois grandes mangás como exemplo – destaques atuais na cultura otaku -, os quais são extremamente bem-feitos.
Quando ás HQ’s, não sei exatamente o que foi seu ponto de referência. Certamente não foi Spawn, pois Spawn é uma HQ ADULTA e não precisa recorrer a ceninhas de ação desnecessárias para se tornar espetacular.
HQ’s de Spiderman, principalmente as do falecido Mike Wieringo, por exemplo, tem cenas de ação extremamente bem-feitas e entusiasmantes, mostrando que, em quadrinhos existe uma ação tão bem feita quanto em mangás.
E, quanto a originalidade: Vejo que também não fez a pesquisa certa! =(
HQ’s não são apenas Spiderman, Batman, X-Man e Superman. A cada dia, sagas novas são criadas, e mesmo assim, as antigas ainda vendem. Porquê?
Qualidade contínua. Em momento algum eu peguei alguma HQ do Spawn e deixei de ter motivação a ler.
Enfim, é isso. Só queria dizer que se vai escrever um texto informativo, não se puxa a sardinha para um lado ou outro, apenas se passa os fatos – que devem ser muito bem pesquisados.
Agora pode voltar a cantar a música da Sailor Moon.
Grivu
05/12/07 | 23:08 |
#
bom, achei o texto bom …. acho q o que o amigo aqui de cima disse não passa de besteiras, ja que realmente em HQ’s é muito dificil eles colocarem boas cenas de ação, por que eles não usam uma coisa meio básica no desenho: linhas de movimento, posso dar um exemplo? você ja leu o mangá blame? se não leu, de uma olhada …. nesse manga não existem falas, são geralmente apenas quadros de desenhos, e a ação desse manga é simplesmente a melhor …. dai agora você pega rise death e compara, aquilo é uma bosta, parecem fotos tiradas de bonecos sem movimento algum….
os estilos de desenho são diferentes, assim como se você pegar blade e tentar entender uma cena de luta voce fica horas tentando desvendar aquele montes de rabiscos, ja se você pega um manga com traço mais limpo você entende com mais claresa, ja se voce pega um HQ voce tenta desvendar pelo movimento do corpo do personagem, isso deixa o desenho as vezes mais bonito, mas as vezes você não consegue capitar direito o que se passa.
assim, eu acho que existem excessões, mas em geral histórias em preto e branco ganha mais movimento que história coloridas, ja que, o traço sendo apenas preto no branco, você parece juntar as linhas de movimento ao desenho …. isso em geral ….
Planeta Malkavo
06/12/07 | 0:23 |
#
Hahaha, ótimo, eu sabia que esse texto no minimo incomodaria alguns ”troo” dos hqs. Até mesmo um membro do site se encomodou.
Sobre a sua citação do Spawn é TOTALMENTE correta. Tanto que se você ler, eu falei ”Padrão Marvel/DC”, desculpe, se Spawn é de uma dessas duas eu nunca mais escrevo uma linha sobre hqs. A minha citação de Spawn ali foi pura ironia.
E eu disse a ARTE é bem feita, as movimentações não. Atualmente pode ter mudado, mas vou citar um exemplo de hq que eu já falei aqui no aoe, Raise The Dead, a história é boa, mas a animação é ruim. E é um HQ desse ano.
”HQ’s não são apenas Spiderman, Batman, X-Man e Superman. A cada dia, sagas novas são criadas”
Engraçado, essa sagas novas são justamente para os personagens que você citou hahaha.
As sagas nunca mudam muito, você deveria saber disso.
E como o amigo Planeta Malkavo falou, o ESTILO de desenhar japonês é diferente do americano.
No fim, você não entendeu a moral do texto, eu tentei várias vezes não generalizar e dizer ”Claro, tem hqs que saem desses padrões”, mas esse povo nunca se prende nas linhas miúdas =)
nm
06/12/07 | 0:27 |
#
e pra mim mesmo os únicos HQs que gosto são sandman, watchmen e monstro do pantano …. e agora lost girls …..e eles não tendem a ter muita ação, ou seja: HQs de ação? to fora !
Planeta Malkavo
06/12/07 | 0:28 |
#
outro exemplo bem legar meu amigo grivu: se você ler aquele manga version da marvel, que foi acho que uma pequena série desenhada em estilo manga, você vai ver que a ação é péssima, e tbm é feita em estilo manga, o que reforça ainda mais minha teoria que desenhos coloridos não PODEM nem CONSEGUEM fazer uma movimentação muito boa…
Planeta Malkavo
06/12/07 | 0:49 |
#
Bah, eu concordo em parte com o Grivu.
Os exemplos para as HQ’s é que faltaram. Conan é um belo exemplo de uma HQ de ação e que acabam com as teorias de que HQ’s não tem linhas de ação ou de que tem movimentações ruins.
E faltou nessa comparação aí quadrinhos europeus.
Por que HQ’s não são exclusivamente americanas. Quem conhece o material que já foi muito publicado(e republicado) por aqui da européia Metal Hurlant(que chegou aqui como Heavy Metal e depois Metal Pesado) ou da Animal, sabe que muitas HQ’s européias são de uma qualidade exuberante! Moebius, Serpieri, Manara e seus companheiros que o digam!
Claro que há uma diferença grande nos estilos de desenho e que está bem claro que você prefere mangá, mas as HQ’s também tem um mundo enorme de opções para você voltar seus olhos. É só procurar fora das editoras ;D
No, mais whatever, eu leio o que for achando bom e não importa de onde vem ou quem fez.
06/12/07 | 18:20 |
#
cara, por mais que possa ter movimentação em HQ, em mangas, pelo fato de serem preto e branco, sempre sera melhor ….. cara, a ação colorida só fica boa em movimento, como em desenhos animados, ja desenhos parados fica esquisita …. e se você coloca traços pretos disformes, em uma arte toda certinha, toda colorida e luminosa, voce fode com tudo ….
Planeta Malkavo
07/12/07 | 0:36 |
#
só pra constar
não tem 8 quadros na página 10 do volume 35 de Spawn
dac
07/12/07 | 1:27 |
#
Heh, valeu Bruno!
Okay, senhor nm(?), vou aceitar então sua palavra de que você não está generalizando, mas afirmo novamente: seu conhecimento de HQ’s não é exatamente abastado.
Não dude, as hq’s que são criadas a cada dia, como eu citei, não se prendem a essas, que até eu mesmo, pessoalmente, não sou lá muito fã.
INFELISSISSIMAMENTE, aqui no Brasil, um país abençoado, só vem essas mesmo, mas no estrangeiro todo dia nasce uma nova obra fodástica, como a recente ”ROUND ONE, FIGHT!” do Marko Djurdjevic(é, o nome dele é feio bagarai).
Quanto as cenas de ação, é exatamente o que o Bruno falou. Ao mesmo tempo que existe séries como Watchman, que são espetaculares e não possuem quase nenhuma cena de ação (coerente e boa, pelo menos), existe outros como Conan, que possuem ótimas cenas de ação e roteiro coerente, ao mesmo tempo.
.
.
Não tenho o volume 35 do Spawn =(
Grivu
07/12/07 | 2:10 |
#
BTW, me senti honrado quando me chamou de ”fã tr00”, nm
Grivu
07/12/07 | 2:13 |
#
Spawn não é da DC? Eu achava que era. Enfim, tanto faz. Eu concordo com o Grivu quando ele diz que ce puxou sardinha pro lado das mangas. Porque porra, ce tá comparando tudo que os mangás tem com só PARTE da DC e da Marvel. Quer dizer, ce ignorou gente como Alan Moore, Garth Ennis e Warren Ellis. Se for pra limitar, eu posso também ver só os pokemón da vida, aí até o bátima ganha.
E me incomodei mesmo aHEheAEHAEHAE
Capitão Piratão
07/12/07 | 2:30 |
#
Spawn sempre foi da Image, bando de iletrados. Não sabem nem do que tão falando porra!
Parabéns pela polêmica NM. Depois dessa você vai ganhar uma folga com a parada do coelho que já deveria ter sido assado.
atillah
07/12/07 | 9:05 |
#
Eu gosto de turma da Mônica!
val
07/12/07 | 10:57 |
#
Eu acho que NM exagerou/generalizou um pouco em alguns pontos. Mesmo dizendo que “existem exceções” a impressão que tenho é que ele/a diz “HQ tem uma qualidade péssima, comprem mangá.”
Eu já peguei ótimas cenas de ação em X-Men no antigo formatinho da Abril (nossa… isso faz tempo…). Vira e mexe, eu acabo pegando novamente aquelas revistinhas pra ler (o papel tá até amarelado). Em alguns momentos hoje também encontro boas cenas de ação.
E sobre o que o Planeta Malkaviano disse sobre “é preto e branco então a ação é mais bem feita” eu discordo. Todo o desenho de HQ é feito em preto e branco pra depois receber a arte/cores. A diferença está no jeito de desenhar.
Quando eu vejo as cenas de ação das HQ sinto que o tempo parou por 1s e eles bateram “uma foto”. O que é diferente do mangá que temos a impressão que a personagem a ainda corre.
Acho errado comparar ação de mangá e HQ porque são duas culturas diferentes de artistas/estilos.
Fato: Nobuhiro Watsuki, autor de Rurouni Kenshin (vulgo Samurai X) era fã de (ou pelo menos lia) HQs.
DWUnknown
07/12/07 | 11:33 |
#
@Grivu
tem uma citação de Wathmen ali embaixo, eu gosto e já li =)
@Piratão
Vai tomar no teu cu, eu sei do Alan Moore, seu corno
@DWUnknown
Cara, é que por ser colorido as ”linhas de ações pretas” não podem ser adicionadas, qualquer dia eu posto uma imagem de Blame por aqui para vocês terem idéia do que essas linhas de ação fazem em uma imagem.
NM
07/12/07 | 13:16 |
#
Ah, só pra constar também, no primeiro parágrafo quando eu falei que não sabia se o nome seria esse ou ”padrões”.
Cês podem espernear, chorar e chamar a mãe, mas o PLANO DE FUNDO, de TODOS os hqs da Marvel e da DC são esse.
NM
07/12/07 | 13:19 |
#
“E claro, os desenhistas famosos como Frank Miller e Alan Moore.”
????????????????????????????
Qual HQ tem o mr. Moore com desenhista???
Vinteedois
07/12/07 | 16:01 |
#
Malaê, mas o PLANO DE FUNDO, todos os mangás são pokemon, naruto, sakura, etc.
Os mangás bons, tais como Battle Royale, Akira (Akira é mangá?) e até Dr. Slump ficam em segundo plano, assim como os HQ’s novos que eu citei =(
Enfim, acho que concordo com DWUnknow, certas coisas não podem ser comparadas, pois não buscam o mesmo objetivo.
O Spawn agora tá sendo publicado pela editora Pixel, lol.
Grivu
07/12/07 | 17:30 |
#
@Vinteedoies.
Entrou ali por erro de digitação.
@Grivu
1ºPokémon NUNCA foi mangá, não surgiu de um mangá, e sim de um jogo.
2º Os mangás seguem padrões ”Shonen” ou ”Shoujo” e suas ”vertentes” (shonen-ai, gekigá, mahou-shoujo etc…). Battle Royale é um Shonen.
Ou seja, os termos de história, cada um cria a sua. Claro que SEMPRE vão haver semelhanças.
Mesma coisas que HQ’s, existe um padrão. Não nego isso. Vou colar o último parágrafo do texto aqui pra você putos lerem.
”Mas não fique pensando que pelo fato de existir um “padrão sucesso”, todos os mangás e hqs sequem isso. Existem hqs ótimos com história inovadora. Assim como os que seguem o padrão e se destacam. Watchmen apesar de ser meio padrão em uns aspectos é maravilhoso em outros. Assim como Trigun também é padrão shonen jump mas se mostra muito mais interessante conforme a história se desenvolve.”
As vezes eu acho que as pessoas não leem os textos e querem flame =)
07/12/07 | 22:42 |
#
@nm
Cê esqueceu de citar o “Shota”. SHOTA!
théo
07/12/07 | 23:07 |
#
aehaeh,. ok, tem os hentai SHOTAcon, também.
07/12/07 | 23:35 |
#
Ok, ok, você me pegou =(
Apenas me senti incomodado por você só falar das coisas boas dos mangás e coisas ruins dos HQ’s.
Pokémon não é mangá? Sinceramente, não sei. Eu vi uns para baixar no emule esses dias, mas se você tá falando…
BTW, Alan Moore desenhou uma ou duas séries insignificantes durante a carreira dele (CAHAM*wikipedia*CAHAM).
Grivu
08/12/07 | 2:09 |
#
@Grivu
É que eu deixei textos sobre os estilos de mangá para outros textos, porque eles por si só já são um assunto hahaha.
E no caso de pokémon, se não me falha a memória o mangá saiu recentemente (algo como 2005/2006), enquanto o anime já existe desde….sei lá, 99?
08/12/07 | 10:28 |
#
Notei a falta de duas peças básicas no texto: Imparcialidade e conhecimento do que está sendo discutido (no caso hqs).
Se o texto se chamasse: “Por que EU prefiro mangás a hqs!” seria mais correto.
Bill
08/12/07 | 13:42 |
#
IMPARCIALIDADE? No AOE? Isso se chama OPINIÃO.
08/12/07 | 22:08 |
#
sei la….para mim nao existe imparcilialidade aqui no AoE, pq se o NM tivesse escrito puxando pro lado dos HQs vcs diriam: nossa rapaz, muito bom o texto. Mas ja como contrariou voces …..
Planeta Malkavo
08/12/07 | 23:28 |
#
Olha vc não definiu bem as diferênças, vc apenas apontou o que é óbivio, mas não tem problema gostei do texto mesmo assim.
E as cuequinas existem em cima do colam pros desenhistas não se preocuparem em ter que desenhar as partes mais intimas do heróis qué um exmplo disso…O short roxo do Hulk não rasga junto com a roupa… pelo mesmo motivo…
Bem as diferênças mais importantes entre um mangá e uma HQ são as estruturais.
O Tempo, é uma diferênça bem marcante, que vc já até sabem mas nem notou o tempo na Hq é geralmente o tempo real, vc já viu aquelas HQ que tem pelo menos vinte ações diferentes na mesma página? Tipo perdeu um quadrinho, fudeu a história que antes era entendivel, que agora se tornou um nonsence absudo de uma dimensão pararela… pois é, que nem no mundo real… Agora quem é que nunca viu um duelo de samurais, primeiro um panorama dos dois personagems na relva, depois um close nos olhos de cada um, depois na espada, depois mostra a donzela em perigo e por ai vai quem sabe até vem acompanhado de um monólogo de um dos dois explicando todo o pq da razão da vida dele arastando o duelo por umas doze páginas e por ai vai… isso pq a percepção de tempo de um mangá é sobre a percepção emocional do personagem naquele instante uma ação pode demorar mil anos na cabeça dele e o mangaká vai quere nos convecer disso.
outra noção básica na diferença de estrutura da quadrinização, bom acho que isso vc tb já sábia e nem viu, enquanto no mangá os quadrados são mandados a deus-dará e aquelas páginas sangradas(q o desenho sai do papel) vem de cinco em cinco páginas ou menos o HQ tem todos os quadradinhos bunitinhos e só sangra e dá folga pros quadrados em cenas de maior impacto e ação, eu particulamente acho q se vc mantém um padrão maior na hora em q vc sangra vc não prescisa fazer uma ena forte pra chocar o leito, mas isso é a minha opinião.
Tem muito mais diferênça, enquanto a temáticas e talz, mas esses tipos de coisas são definidas pela cultura d quem fez e pra quem fez, apontar as diferênças é fácil, descobrir pq elas existem já é uma outra história.
E vc não comentou sobre os quadrinhos franco-belgas, cade os clásicos Asterix e Tim-Tim e cia??
Aniway gostei do site… ^^ continuem o bom trabalho
Júserra
09/12/07 | 1:33 |
#
eu acho que sobre a sangria …. prefiro os mangas, acho que a posição dos quadros nos mangás da mais falta de dinamismo mesmo, acho isso divertido …. mangás como love hina são um exemplo, onde o autor as vezes desenha os personagens em SD nos espacinhos entre os quadros e põe alguma falinha neles … eu acho que em um mangá de comédia isso fica como um tempero a mais …
Planeta Malkavo
09/12/07 | 13:54 |
#
Kct, totalmente parcial o “artigo”. O título poderia ser “Porquê eu prefiro mangá” sem se perder nenhuma vírgula do texto.
09/12/07 | 19:31 |
#
Cara, respeito teu gosto por quadrinhos e tudo mais, mas sinto não deixar de comentar que tu não entende nada do assunto. A classificação certa que tu deveria ter usado era COMICS Vs Mangá, ou algo que o valho, visto que tanto mangá quanto “hqs marvel/dc” são quadrinhos. Eles diferenciam entre si não pela técnica de desenho, não pelo tema e tampouco pelo formato, mas sim, principalmente pela narrativa. A do mangá é mais visual enquanto a dos “comics” é mais textual e não é segredo pra ninguém que marvel e dc são comerciais mesmo e, de verdade, se o artigo não fosse tendencioso tu citaria ótimos comics incluindo homem aranha e wolverine.
e, pra exemplificar mangá, no momento em que tu cita death note sem nem mencionar Lobo solitário, por exemplo, é o indício final que prova que tu é um novato no assunto.
por favor, não se ofenda com isso que estou dizendo, só estou dando uma opinião… gosto tanto de mangá quanto de marvel comics… tudo são HQs.
recomendo que leia o livro “desvendando os quadrinhos” de scott mccloud e “quadrinhos e arte sequencial” de will eisner… podem te esclarecer bastante e enriquecer muito o teu conhecimento no assunto.
abração.
10/12/07 | 8:52 |
#
NM, empate técnico no quesito encheção de saco. Pelo menos ninguém se julgou mais velho que você, parabéns.
théo
10/12/07 | 10:57 |
#
Putz! Como vou levar alguém que coloca num texto a frase “desenhistas famosos como Frank Miller e ALAN MOORE”? Qualquer leitor com um mínimo de QI sabe que o Alan Moore é ESCRITOR, sua experiência como desenhista se deu apenas em zines e histórias amadoras, pelas quais ele nunca seria reconhecido.
DK
11/12/07 | 1:08 |
#
Sem contar que não sabe distinguir “HQ” de “Comics”… Qualquer história que use quadrinhos é história em quadrinhos (ou HQ). Mangá é HQ, comics é HQ, Turma da Mônica e os gibis do Tio Patinhas são HQs, Graphic Novels são HQs…
DK
11/12/07 | 1:16 |
#
” A classificação certa que tu deveria ter usado era COMICS Vs Mangá, ou algo que o valho, visto que tanto mangá quanto “hqs marvel/dc” são quadrinhos. ”
Tem que ser mesmo um nerd com falta de mulher pra vir exigir o correto uso de um nome nessa situação.
A partir do momento que o nm conseguiu diferenciar COMICS de Mangá usando o termo HQ acho que todo mundo deveria calar a boca quanto a isso,já que deu pra entender e se voltar quanto ao assunto mais citado: a imparcialidade ou não do artigo.
“algo que o valho” HQ pra mim foi algo que valeu na diferenciação.
Quanto a imparcialidade:
Ele puxou muito pro lado dos mangás mesmo,mas ainda assim tentou manter o minimo de imparcialidade sempre relembrando que nem todas as HQs são padronizadas.Então acho que antes de falarem algo deviam ter o minimo de consideração pois ele teve a preocupação de manter a imparcialidade,mesmo que tenha sido pouca.
São duas culturas diferentes e por isso estão sendo comparadas aqui,se fossem duas culturas semelhantes pouco teria a ser dito.
Mangá:
Desenho ótimo e com sensação de uma movimentação maior do personagem o que nos deixa mais envolvido na história.
Enredos sempre divergentes e variados como o nm disse.Desde fantasias mais infantis como Pokémon,Digimon,etc… passando por histórias para um publico mais jovem como Naruto,Yu Yu Hakusho,Cavaleiros do Zodíaco,etc… até um publico mais adulto tendo como exemplos,Lobo Solitário e o próprio Death Note pode ser dito como uma história mais adulta por se tratar de um belo thiller policial e (lembrando o que o Théo disse) os Hentais,afinal não deixam de ser adultos.
HQs (só pra contrariar o nerd que não fui com a cara):
Desenho bom e com cores bem vivas que dão uma boa diferenciação nos objetos da cena,porém deixa a desejar no quesito movimento,o que desprende a atenção do leitor nas cenas de ação.
No caso da DC e Marvel elas são totalmente capitalistas,querem é ganhar dinheiro,por isso a mistura de personagens.Isso parece atrair os fãs bobinhos que pensam: ó puxa eu vou ver o Batman puxando a cueca do Super Man,vou comprar!No inicio não era assim,Wolverine e Capitão América nem se conheciam,por exemplo.
Quanto as outras,é o caso do passado dos personagens da DC e Marvel,nada de misturas.E ainda por cima o diferencial de vários enredos diferentes,mas não tanto quanto o dos mangás.
Enfim,Mangás tem o ponto bom da inclusão do leitor na ação,COMICS tem desenhos mais fáceis de se compreender,os temas são diversos porém o que vemos,ao menos aqui no brasil,é um maior número de temas nos Mangás do que nos COMICS.
Cada um gosta do que gosta e ninguém tem haver com isso,como diz o Manual do Pirata Comtemporâneo: Ficar se preocupando com o gostos dos outros é coisa de tanga.
Uma discussão sobre gosto nunca leva a nada (assim como uma discussão sobre religião) cada um tem suas opiniões e ninguém vai mudar isso numa simples discussão,tem que ter a mente muito fraca e nenhuma valorização dos seus principios pra ter a opinião mudada tão facilmente.
Eu próprio prefiro mangás,pelo fato de terem histórias mais envolventes que os COMICS que normalmente acho nas bancas e também pelo fato de terem um fim,por que cá entre nós COMICS nunca tem um fim (Coringa nunca morre,Sandman nunca entra de férias,etc…) e também sempre tem um desconto monstruoso em eventos,os quais tem maior variedade de atrações do que eventos de COMICs,mas isso não vem ao caso.
Enfim,deixo aqui registrada minha opinião,não gostou? Que se foda não to aqui pra mudar ninguém.
Legless Pablo Smithe
30/12/07 | 21:32 |
#
O mais foda em se ler os comics é que vc tem que comprar infinitamente as ediçooes, pois NUNCA TEM FIM..
pow .DESDE DE QUE OS EGIPICIOS FUNDARAM A “ORUS COMICS” QUE O SUPER HOMEN É LANÇADO,JA TA NA EDIÇÃO 1234567890098764321
E AINDA VAI TER MTAS
FALANDO SÉRIO AGORA, A INDUSTRIA AMERICANA MTO ESPERTA CRIOU O CONCEITO DE “MEGAEVENTOS” ONDE VC COMPRA TODAS AS REVISTAS DA EDITORA OOU PERDE PARTE DA SAGA.
OUTRO PONTO,COMICS NAUM TEM FIM ,ENQUANTO A EDITORA ESTIVER DE PÉ ,E A FRANQUIA LUCRANDO O HEROI ESTARA LÍ INDEFINIDAMENTE
E COMO AS TRADUÇOES DEMORAM PARA SAIR E ALGUMAS NEM SAEM , FICAM ENORMES LACUNAS.
OS PERSONAGENS PERTENCEM A EDITORA E NAUM AO SEU CRIADOR, ISSO É FODA , VISTA QUE CADA ROTEIRISTA VE O PERSONA DE UMA FORMA DIFERENTE DO OUTRO ,AS VESES AQUELE HEROI QUE VC TANTO PAGA-PAU POR SER UM BAD BOY VIRA UM ZÉ-CUECA POR CAUSA DE UM ROTEIRISTA DE BOSTA QUE PEGOU O PERSONAGEN
NOS MANGAS VC SABE QUE O QUE VC TA LENDO VAI TER FIM,E QUE O AUTOR É O MESMO DO COMEÇO AO FIM E (SE O AUTOR NAUM FOR UM RUELA)VA MANTER A QUALIDADE DURANTE TODA A OBRA.
AMO OS DOIS ,MAS OS MANGAS ESTÃO EM VANTAGEN
lee-ryu
24/05/08 | 4:18 |
#
Spawn véi!
Tá faltando uma resenha sobre o tal,Soldado do Inferno!!!!!
Ches
07/01/09 | 17:21 |
#
[...] embora o que o personagem tenha uma história em sua vida que o faça virar personagem… Diferenciando HQs e Mangás. Enviado em 20/01/2009 às [...]
23/01/09 | 0:50 |
#
“Na maioria das vezes é isso mesmo, uma pessoa que protege o mundo com uma cueca por cima da calça e uma capa esvoaçante baitola. Ah, e eu não preciso contar que SEMPRE tem uma identidade secreta, certo?”
ERRADO!!!Seu conceito de HQ esta muito ultrapassado,os heróis não se vestem mais dessa maneira,e vc não sabe a diferença entre vilão e anti-heroi,o Wolverine é um anti-heroi ele é heroico em suas ações mas não espressa esses sentimentos afeição pela pessoa ou na qual salvou,anotou? E essa coisa de dizer q os herois das HQ naum sofrem?Vcs leram ou algumas vez abriram a HQ da Marvel Max,MUITO sangue,e não pense q é dos vilões muito pelo contrario,os herois se fodem muito antes de vencerem e alguns as vezes nem vencem,outros morrem como o Capitão America.
Shadow
19/03/09 | 13:09 |
#
Cara comparar Hq com manga em termos rotero e impossível pois são estilos totalmente diferentes
Quanto aos desenhos realemnte mangas são mais bem “animados” mais hq tem uma arte bem melhor
Quanto a os personagem pra ser sincero prefiro os de hq não pelo seu aspecto (tambem detesto homem musculoso usando colan) mas pela sua coplexidade de cada um tem um demonio proprio interno(não me venha com a kiuby ou os emos do evangelion).
ja no manga os personagems tem sempre uma unica missão e um unico objetivo e quase sempre o mesmo esteriotipo o cara que faz humf, o espevitado,o vingador ,o puritano,a menina bonita e timida,o burro comilão ,o calmo ,o invocado , eo preferido do japão o protetor ou uma junção de quaquer um desses arctipos. Não que arctipos sejam uma falta de criatividade servem assim como os cliches servem para da uma direção ao autor pois criar tudo do nada e algo muito complicado para qualquer um.
Quanto a hq ser cliche cerca de 99,99% de tudo que vem da terra do jaspion e cliche muito mau usado é quase tudo que vem de la e mal feito, vocês falam que hq e um bosta comparando com gantz,naruto,bleach,xxholic,scc,inuyasha tentem dar uma olhado no “one manga” e confirmem o que eu to falando ou seja mangas relmente bons que deram certo (A pesar de que ultimamente…)e que quase todos são como batman e pro ocidente, claro que hq tem suas falha como o isageiro, os famossos buracos, e machos musculos de colan, e a tentativa de ridiculas tapar os ditos buracos que e igual a fazer over clok
se o autor não tiver ideia do que fazer esta a merda sera indescritivel.
quanto pra meninas realmente manga e melhor em termo de romance quanto? infinitamente
purra
nuca consigo fazer um comentario pequeno O__O
ps:Adoro manga e principalmente Gantz mistura os dois estilos a arte perfeita e a animação parece ate que eles estão se movendo no quadro.
bizarro
04/04/09 | 22:10 |
#
@NM
“Mangá SEMPRE é preto e branco e lido de trás para frente”
Quanto a citação de ser lido do jeito tradicional Japonês (de trás para frente) é praticamente inquestionavel, excluindo as versões citadas, mas quanto o mangá ser SEMPRE preto e branco já não é lá verdade, HÁ mangás coloridos por inteiro como um (amigo meu já havia me mostrado), um exemplo é a edição do CdZ que ele havia adquirido.
@Planeta Malkavo
“os estilos de desenho são diferentes, assim como se você pegar blade e tentar entender uma cena de luta voce fica horas tentando desvendar aquele montes de rabiscos, ja se você pega um manga com traço mais limpo você entende com mais claresa, ja se voce pega um HQ voce tenta desvendar pelo movimento do corpo do personagem, isso deixa o desenho as vezes mais bonito, mas as vezes você não consegue capitar direito o que se passa.
assim, eu acho que existem excessões, mas em geral histórias em preto e branco ganha mais movimento que história coloridas, ja que, o traço sendo apenas preto no branco, você parece juntar as linhas de movimento ao desenho …. isso em geral ….”
Pessoalmente não acho que mangás coloridos percam muita qualidade de movimento, a depender de como o artista usa as técnicas de aquarela fica até melhor (apesar de ser BEEEEEEMMMM difícil de encontrar algo assim) – sim, o normal é usar aquarela para colorir mangás >.< -
Dica pra quem for desenhar: se for fazer páginas coloridas tente não usar SÓ a tinta preta para dar movimento e brilho(luz e sombra).
=3
PS: Eu desenho mangás por isso falo só o que sei e comento perante ao que conheço ^^
Maebara
17/04/09 | 23:03 |
#
Uma pequena correção no meu post anterior, por favor desconsiderem os parenteses em “HÁ mangás coloridos por inteiro como um (amigo meu já havia me mostrado)”
Coloquei em lugar errado (só não me pergunte como) ><
Maebara
17/04/09 | 23:05 |
#
Nao vo perde meu tempo discutindo eu gosto de HQs e gosto de mangas so fan dos dois passei a gosta de HQ mais recentemente e como todos os posts ridiculos desse cara ele foi imparcial e quis falar sobre um assusto que nao domina direito mais fazer o que
Killer
18/08/09 | 1:55 |
#
Existem muitos fãs de Mangás que desprezam os quadrinhos americanos e vice-versa. Do lado dos fãs dos comics, os argumentos geralmente são de que a arte do mangá é um pouco infantilizada, “com aqueles olhões grandes”, a maioria das histórias não tem sentido (ou nem existe história), nada é resolvido ou explicado, entre outras coisas. Do lado dos fãs dos mangás, as reclamações sobre os comics não são tão diferentes. Para os otakus, as revistas americanas são sempre iguais, só falam de super-heróis, não têm um pingo de profundidade, são maniqueístas, e por aí vai…
DR.Leorio
17/10/09 | 22:01 |
#
Eu soube que um desses otakus radicais disse que mangás não são quadrinhos, são uma forma de arte superior. Mangá não é quadrinho? Por favor, é só olhar em qualquer enciclopédia que você acha a seguinte denominação: “história em quadrinhos é o nome que se dá a uma série de desenhos relacionados entre si e que contam uma história”. Mangás são uma série de desenhos relacionados entre si e contam uma história. Preenche ou não os requisitos que denominam uma história em quadrinhos?
DR.Leorio
17/10/09 | 22:03 |
#
Para aqueles que criticam mangás, recomendo a leitura de obras como Akira, Mai, Vagabond, Lobo Solitário, Samurai X, Crying Freeman e especialmente de Gen, Pés Descalços, que é o oposto do estereotipo de mangá, além de ser uma obra belíssima e sensível. É uma pena que pouco desse tipo de trabalho de quadrinhos japonês chegue aqui.
E para quem critica os quadrinhos americanos, recomendo Sandman, Starman, Preacher, Watchmen, Os Supremos, além de quadrinhos mais alternativos como Bone, Estranhos no Paraíso, Love and Rockets, Balas Perdidas, Maus ou trabalhos de artistas underground como Robert Crumb e Daniel Clowes. Leiam antes de criticar, mas critiquem de forma construtiva, não de modo ofensivo e agressivo. Fanatismo não é a solução.
DR.Leorio
17/10/09 | 22:19 |
#
“Diferenciando HQs e Mangás.”
Acho que o título mais apropriado seria “Porque na MINHA opinião os Mangás são os melhores HQs”.
Você simplesmente esboçou parte do padrão de HQs de forma extremamente superficial e generalizada, que na minha humilde opinião, foi feita por falta de conhecimento, de pesquisa
Se for fazer uso de clássicos da Marvel como argumento, porque não citar clássicos dos Mangás? Death Note? Bleach…? Faça-me o favor. Existem Mangás muito mais “clássicos” e valorizados atualmente e, não se tratam desses lixos contemporâneos.
Para deixar claro que sou muito mais apegado por Mangás do que Comics. Apenas não concordei com o descaso que você se expôs ao criticar algo sem se fundamentar em algo, especificamente.
Mangás não seguem uma linha padrão? Qualquer pessoa que tenha o mínimo de bom senso, saberia que uma linha padrão é algo que dificilmente poderia ser desvencilhada de HQs, principalmente. Seja por influência, seja por uma base simples. Prova disso são os Mangás e HQs que vem surgindo atualmente.
Faltou pesquisa tanto sobre Mangás, como sobre Comics. “Porque garanto que você não sabe.” Acredito que nem você, com todo respeito. Abraço!
Chease
04/12/09 | 11:37 |
#
[...] Hentai (112)Otakus Idiotas (61)Coisas Bizarras em Animes. (53)Animes que fazem a moda. (51)Diferenciando HQs e Mangás. [...]
24/12/09 | 18:01 |
#
Comente!